Alunos de Seia em grande destaque nas "Olimpíadas de Química 2023"
Estão a decorrer a nível nacional as "Olimpíadas de Química 2023", reguladas pela Sociedade Portuguesa de Química, na escola pública para alunos do 3º Ciclo (8º e 9º ano de escolaridade).
Assim a escola EB 2,3 Guilherme Correia de Carvalho, em Seia realizou no passado mês de Fevereiro a primeira fase de seleção onde mais de vinte alunos estiveram presentes.
Destes, foram selecionados seis, que formaram duas equipas (equipas de 3 alunos cada), e que no passado Sábado dia 18 se deslocaram até Aveiro, mais concretamente à Universidade de Aveiro, para disputarem a semifinal do referido concurso.
Nesta fase participaram 46 equipas de diversos distritos,
Seia esteve representada por alunos da EB 2,3 Guilherme Correia de Carvalho e por alunos da EB Dr. Abranches Ferrão, tendo uma das equipas que representa a EB 2,3 Guilherme Correia de Carvalho obtido o 1º lugar na classificação, (Beatriz Figueiredo, Rodrigo Sequeira e Tomás Aidos), à frente de uma equipa de alunos de Castelo Branco, e de uma equipa de alunos do Fundão respetivamente 2ª e 3ª classificadas, e assim conseguido o passaporte para disputar a final nacional, em local e data a designar ainda pela Sociedade Portuguesa de Química.
Sem dúvida de que no interior ainda se formam bons alunos. Mérito também aos professores pelo empenho e dedicação demonstrados pois para eles, os dias que correm e pelas dificuldades que passam, estes pequenos méritos que os seus alunos lhe proporcionam são sem dúvida nenhuma um alento, na árdua luta que travam.
Acompanhe e obtenha toda a informação através do site https://www.olimpiadas.spq.pt/
As "Olimpíadas Portuguesas de Química ", também designadas por "Olimpíadas de Química", são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química – SPQ
Os objectivos das Olimpíadas de Química são:
a) dinamizar o estudo e ensino da
química nas escolas de ensino básico e secundário;
b) aproximar as escolas básicas e
secundárias às instituições de ensino superior (Universidades e Institutos
Politécnicos);
c) despertar o interesse e gosto
pela química, divulgar a química como ciência e cativar vocações para carreiras
científico-tecnológicas.
As Olimpíadas de Química contemplam vários tipos de competição:
a) As Olimpíadas de Química Mais (+) dirigidas aos estudantes do ensino secundário.
b) As Olimpíadas de Química Júnior
dirigidas aos estudantes do ensino básico.
c) As Competições Internacionais -
Olimpíadas Internacionais de Química (IChO), as Olimpíadas Ibero-americanas de
Química (OIAQ) e as Olimpíadas Europeias de Ciência (EUSO), nas quais a SPQ assegura -através de
protocolo com o Ministério da Educação e Ciência - a representação de Portugal.