A feira dos santos é em Travancinha

A Feira dos Santos, realizada todos os anos no dia 1 de Novembro, é também conhecida na região por feira dos torresmos, "porque, antigamente, pelas matas circundantes do recinto, só se viam fogueiras acesas e caçoilas de barro a fazer os torresmos".
As fogueiras e as caçoilas, onde são confecionados os torresmos, ainda se mantêm na actualidade."Há muita gente que vem à feira só para fazer e comer os torresmos. A tradição ainda se mantém com as fogueiras acesas na mata, as caçoilas ao lume com os torresmos a confeccionar e as pessoas sentadas à volta".
Segundo a tradição, a carne de porco utilizada na confecção dos torresmos é comprada aos talhantes que se encontram no recinto da feira anual.
"A carne é toda vendida lá, não vai nenhuma de casa nem dos talhos. Nessa feira, aparecem seguramente uns 30, 40 ou 50 talhantes e alguns vendem uma dúzia de porcos".
A confraria também zela pela capela de Nossa Senhora das Virtudes e pela área envolvente, em cujo recinto se realiza a feira anual do Dia de Todos dos Santos.
* Texto retirado do jornal Público