|CABEÇA DE EIRAS| Moradores da QUINTA DA CABREIRA desesperam há anos pela melhoria e arranjo da estrada de acesso às suas habitações.

|REPORTAGEM pelas aldeias do interior do Concelho de Seia|
CABEÇA DE EIRAS
Moradores da QUINTA DA CABREIRA desesperam há anos pela melhoria e arranjo da estrada de acesso às suas habitações.

Neste local residem cerca de duas dezenas de pessoas algumas de idade bastante avançada que carecem de ir com regularidade a cuidados médicos, juntas médicas, e outros cuidados de saúde, sendo que as ambulâncias se recusam a ir lá buscá-los a casa devido ao mau estado da estrada.

Segundo apurámos esta questão tem sido colocada pessoalmente ao Presidente da Junta de Freguesia de Sandomil há já alguns anos, tem sido colocada pessoalmente em assembleias de junta e têm sido enviados imensos sms´s a relatar a situação ano após ano, principalmente depois dos incêndios de 2017 onde este problema se acentuou ainda mais e a resposta tem sido sempre a mesma, ou seja,: "vamos tentar resolver".
Certo é que nada foi feito e a estrada está cada vez pior. Basta lá ir ver.
Por falar nos incêndios de 2017 os residentes com quem falámos na Quinta da Cabreira dizem à nossa reportagem: "Prometeram-nos bocas-de-incêndio e nunca cá as colocaram". "Passámos aqui o inferno e se vier novamente o fogo continuamos na mesma." "Já viu como já está tudo cheio de silvas, giestas e mato?". "Estamos outra vez em perigo e com a estrada assim nem os carros de bombeiros se cá metem para nos tirarem daqui se for preciso".

Os moradores nesta zona necessitam deste caminho arranjado "para sairmos no dia-a-dia e para nos virem dar auxilio quando necessitamos e isto está cada vez mais intransitável."
O problema desta estrada é que "A valeta está do lado de baixo e devia estar do lado de cima", "Cada vez que chove o caminho vai-se degradando. Faltam valetas como deve ser". "a estrada de saibro está cheia de valas. Os carros estragam-se todos". "Não basta deitar uma "banheira de saibro" porque isso não resolve. Têm de abrir as valetas. Os canos que existem estão entupidos."
Os moradores pedem para que "houvesse um bocadinho mais de dignidade e de respeito pelas pessoas que cá estão a morar", e dizem que " Só queremos que melhorem os acessos porque é um direito que nós temos porque pagamos IMI e outros impostos como todas as pessoas e ninguém quer saber de nós".

Letras do Alva interpelou a Junta de Freguesia de Sandomil na pessoa do seu Presidente André Martins.
De acordo com as declarações prestadas ao nosso jornal a Junta de Freguesia refere que "A Junta de Freguesia de Sandomil, tem neste momento em curso a obra de requalificação do edifício devoluto da antiga cooperativa no museu da Agricultura e Aguardente, contudo esta obra obrigou-nos a atrasar algumas das obras previstas para um espaço temporal curto."
"Conforme informamos aos residentes nesta zona, a intervenção foi feita por duas fases, numa primeira fase fizemos o calcetamento até a curva e acesso às habitações da zona superior e posteriormente será feita a correcção das valetas e colocação de betuminoso até ao acesso às habitações de baixo."
Para nós a quantidade de pessoas residentes no espaço nunca será um problema, pois mesmo que fosse um único habitante tentaremos sempre que o mesmo conseguia um acesso digno a sua habitação principal.
Mais informa André Martins "O assunto tem sido por mim e pela minha equipa falado e discutido em quase todas as assembleias, como um assunto prioritário, e ficou decidido que seria a primeira grande intervenção a realizar assim que tivéssemos financeiramente concluído o pagamento da obra em curso, para contrariamente ao que acontece em alguns locais não entrarmos em incumprimento com a empresa que venha a realizar a obra e não colocarmos a tesouraria desta junta em risco, contraindo um elevado endividamento."

"Junta de Freguesia prevê a realização desta intervenção para o próximo mês de Agosto"
André Martins mostra-se surpreendido pelo contacto dos populares com o nosso jornal "uma vez que reunimos com grande parte dos residentes nesta zona no dia 15 de Março e pedimos-lhe mais alguma compreensão, pois a nossa previsão de realização desta intervenção será o próximo mês de Agosto, ficando assim resolvido antes das próximas chuvas, ao qual os mesmos concordaram.
"Contudo de forma a minimizar o problema até resolvermos totalmente o mesmo iremos colocar algum saibro nos locais com mais dificuldade de acesso de forma a que consigam circular sem dificuldades."
Letras do Alva interpelou a Câmara Municipal de Seia na pessoa do seu Presidente o qual informa "que a situação em apreço é do conhecimento do Município, sendo que da articulação feita com a Junta de Freguesia de Sandomil, trata-se de uma das intervenções prioritárias nos investimentos que o Município comparticipará na Freguesia".
Luis Silva; TE-443 A -, Jornal Letras do Alva