Compromissos da candidatura do Bloco de Esquerda para o Distrito da Guarda

Recebemos na nossa redacção os compromissos da candidatura do Bloco de Esquerda para o Distrito da Guarda os quais publicamos.
Compromissos para o distrito da Guarda
A saúde é um direito
1. Defenderemos o reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde e a melhoria dos serviços públicos de saúde.
2. Reivindicaremos a conclusão da 2ª fase das obras no Hospital Sousa Martins e o aumento do número de médicos e enfermeiros no distrito.
3. Trabalharemos para o fortalecimento da resposta pública na área da terceira idade e a formação na prevenção de doenças.
Salários, pensões e trabalho
1. Acreditamos que os serviços públicos e o emprego público são fundamentais no Interior para fazer face aos desafios que enfrentamos.
2. Defenderemos apoios à criação de cooperativas e outras iniciativas de criação de emprego que se baseiem na democracia no local de trabalho.
3. Defenderemos a ativação de ofícios em torno da reparação de roupas, calçados, electrodomésticos e tecnologias de informação.
4. Combateremos a crescente precariedade laboral.
Resposta à emergência climática
1. Defenderemos a implementação de planos de poupança e eficiência energética nos municípios do distrito.
2. Lutaremos pelo reforço da rede de transportes públicos municipal e intermunicipal e a sua tendencial gratuitidade.
3. A produção agro-florestal deve ser extensiva e multifuncional. Apoiaremos medidas de apoio ao consumo de proximidade e à produção regional.
Defenderemos um programa de intervenções promotoras da biodiversidade e da floresta autóctone.
4. É crucial a adaptação do distrito às alterações climáticas nomeadamente na resposta aos incêndios florestais e à falta de água. Defenderemos a monitorização das águas subterrâneas e a despoluição de rios e ribeiras. A Policia Florestal deve ser novamente integrada no ICNF e proporemos o aumento do número de vigilantes florestais e de sapadores florestais, com a
criação da sua carreira profissional. As associações humanitárias de bombeiros voluntários também devem ser mais apoiadas.
5. Vamos combater a visão extrativista e as minas de lítio (e outros minérios) a céu aberto previstas para a nossa região.
Educação e combate às discriminações
1. A educação pública de qualidade é fundamental. Defenderemos o reforço do financiamento das instituições de ensino superior que estejam no Interior.
2. Continuaremos o combate a qualquer tipo de discriminação, como o racismo, a xenofobia, a homofobia e a transfobia. Promoveremos a igualdade entre todas as pessoas, independentemente da sua identidade de género e origem.
3. Consideramos que deve ser reforçada a defesa de vítimas de violência doméstica e o apoio a pessoas com algum tipo deficiência.
_________________________________
Mandatária - Emília Rodrigues / Enfermeira aposentada
1- Pedro Cardoso / Trabalhador independente
2- Beatriz Realinho / Estudante universitária
3- Tiago Silva / Bombeiro
4- Marta Almeida / Estudante universitária
5- Artur Alves / Assistente administrativo
6- Rita Brito / Estudante universitária
enviado por: Pedro Cardoso