Enquanto uns viveram o verão de festinhas e teatros,os outros assumiram investimentos de milhões

30-09-2022

Publicamos a intervenção do Deputado Municipal pelo PSD, PEDRO NUNO SILVA na passada Assembleia Municipal.

Exma Srª Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Presidente Câmara, Sr. Vereadores do executivo e da oposição, caros colegas deputados municipais:

Terminada a "Silly Season" deste verão 2022, praticamente sem qualquer restrição após dois anos pandémicos e quase 3 meses após a última sessão da assembleia municipal, é necessário efectuar um pequeno balanço desta época, já que acabamos de entrar no outono.

Louve-se a iniciativa de levar até algumas localidades a exibição de videogramas, apesar de já terem passados uns anitos da personagem "Hermínio", mas pronto, pelo menos por umas breves horas as poucas pessoas que ainda existem nas aldeias, terem tido um momento de convívio, entre o Ainda há pastores, a Lenda, os sons da estrela, ou o desadormecer.

Voltaram as festas religiosas ás freguesias do concelho, ainda com a "mordomia de 2020" já fartos e desmotivados de tanto esperar.

Umas com um a dois dias, apenas para cumprir calendário outras com 4 ou 5 para compensar aquilo que não foi feito nos últimos dois anos.

Quatro dias tiveram as festas do concelho, apenas com dois momentos altos:

Concerto do grupo Xutos & Pontapés, que só aqueceu após uma hora de concerto e o inicio da madrugada na zona dos dj´s e bares que levou a nossa juventude a extravasar a apreensão que lhe ia na alma.

Com o devido respeito para quem tinha os seus expositores, temos que concluir que os presentes não tinham grande interesse, a oferta não cativava muito o público, faltando ainda algo que prendesse as nossas crianças, que já andavam fartas de andar para cima e para baixo, pois já tinham comido a bela da bifana e depois não tinham mais qualquer actividade onde se entreter.

Não me alongando mais, apenas afirmo que este espaço já se encontra gasto e saturado, fazendo votos para que o parque municipal se encontre concluído no próximo verão e que voltem as festas e espectáculos a realizarem-se no nosso antiteatro.

Os nossos conterrâneos emigrantes, que se esperava que viessem em avalancha, depois de dois anos a verem-se privados de o fazer, não vieram assim em grande número , foram uma semana para uma qualquer praia nacional, ficaram uma semana na sua terra e na outra já estavam a fazer as malas para voltarem a ir embora.

Temos cada vez mais as nossas freguesias desertificadas, e a nossa sede de concelho está igual.

E nesta "Silly Season" nada mudou, nem as obras, nem a falta de estacionamento, nem as operações stop com os respectivos radares nem nenhum fumo branco existiu nas várias obras necessárias ao nosso concelho.

O mercado municipal, que gerou tanta expectativa , está uma lastima, sem interesse da população em geral, nem a esplanada que o mesmo contém motivou as pessoas para poderem passar um pouco das noites de verão.

Ainda na passada semana o independente Rui Moreira, inaugurou o novo mercado do bolhão, onde abriram 81 lojas, sei que Porto é Porto e Seia, é Seia, mas nós, como maior partido da oposição, teríamos feito diferente.

Seia, não atravessa uma boa fase na restauração, aquilo que temos assistido é que existem restaurantes que fecharam, a maioria deles deixou de servir jantares e ao domingo e segunda feira, a grande maioria deles encontram-se encerrados.

Sei que são empresas privadas, mas penso que na defesa do nosso concelho, a autarquia deveria reunir com os empresários da restauração e com eles elaborarem um plano de rotação, pois aquilo que se tem visto e ouvido, é que está tudo fechado ao fim de semana.

Já que entramos no outono, quis apenas fazer uma retrospectiva, do verão no nosso concelho de Seia,que em comparação com outros concelhos da beira serra, tiveram:

- 15 Julho 2022 ---- Mais de 1000 engenheiros escolheram o Fundão para viver.

Trata-se da criação do primeiro parque ibérico de agrotech em parceria com a região espanhola da estremadura.

- 14 Julho 2022 ....... Com apresentação da ministra Ana Mendes Godinho, foi neste dia assinado o acordo no programa 2030, com a comissão europeia e que tem como prioridades o combate à pobreza, a demografia e qualificações.

- 06 Agosto 2022 ----- Covilhã recebe investimento de 7 milhões e 400 postos de trabalho, na sua totalidade.

A fábrica de acessórios e artigos de luxo, que produz as marcas, Cartier,Tiffany,Dior e Louis Vuitton, investe 7 milhões, cria 400 postos trabalho.

- 09 Setembro ....... Expansão da Zona industrial Oliveira do Hospital tem um investimento de dois milhões de euros, e fica concluído no inicio do próximo ano.

Será uma transformação empresarial de nova geração, prevendo a criação de 27 novos lotes, e da totalidade do investimento nesta cidade 7,5 milhões vêem do PRR, incluindo a cobertura 5G.

Isto foi apenas uma pequeníssima comparação entre concelhos da nossa zona serrana, que enquanto uns viveram o verão de festinhas e teatros, os outros assumiram investimentos de milhões.

Pedro Silva ... líder bancada PPD/PSD

© 2021 Letras do Alva, informação e comunicação, Registo ERC 127509,
Sede do editor/redacção - av. 1 de Maio, 6270-479 SEIA
Periodicidade: Diário
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora