Goshin-jutsu. Escola de Seia
Seia acolhe há uma década uma escola da arte marcial Goshin-jutsu que tem como Grande Mestre António Coelho.
Os treinos decorrem todas as 3.ªs feiras e 5.ªs feiras no Pavilhão Pe. Martinho em S. Romão das 19:30 às 21:30.
Todos os interessados em conhecer um pouco mais desta arte marcial de defesa pessoal podem assistir aos treinos e conversar com os responsáveis nestes horários.
O que é o Goshin-jutsu
O Kodokan Goshin-jutsu é um kata que demonstra os princípios da defesa pessoal e as técnicas aplicáveis na sociedade moderna.
Muitos anos depois que Shihan Jigoro Kano fundou a Kodokan Judo ele desenvolveu o Kime no kata para demonstrar uma situação de combate. Entretanto devido a grande mudança de costumes no mundo, era necessário um kata que demonstrasse de forma mais atual uma situação de defesa pessoal, surgindo então o Kodokan Goshin-jutsu em Janeiro de 1956, contendo ataques e defesas de diversas artes marciais.
Essas técnicas permitem a sua defesa de mãos vazias contra ataques armados ou desarmados e é baseado num dos grandes conceitos do Judo que diz "pare a confusão, finalize com o mínimo de lesão".
O grupo de técnicas do Goshin-jutsu consiste em "Ataques de mãos vazias" e "ataques com armas". Na parte de ataques de mãos vazias são 12 técnicas "enquanto agarrado", e cinco técnicas simulando um "ataque à distância". Já na parte de ataques com armas são 9 técnicas, sendo três com uma faca, 3 com um bastão e 3 com uma pistola.
Todo o conceito do Kata se resume no Tori controlando o Uke, seja desarmando ou projectando o oponente, após receber cada um dos ataques.
fonte: https://projetobudo.com.br/tecnicas-do-judo/katas/kodokan-goshin-jutsu