O Hospital de Seia. Alguém faça o que deve!

20-02-2023
Este é uma estrutura a necessitar de maior cultura do cuidado fundamental que é o direito à saúde da comunidade.


No dia 04 decorreu uma manifestação, junto do Hospital Nossa Senhora da Assunção, de descontentamento e reivindicação por mais e melhores serviços de saúde em Seia.


Embora a afluência, dos manifestantes, não tivesse sido como seria de esperar, não deixou, porém, de ser objecto de reportagem por algumas das televisões mais influentes na comunicação pública.

 

É expectável que a divulgação do descontentamento que reina em Seia, nomeadamente no Hospital, toque os responsáveis que, desde há muito, estão "surdos, mudos e parados" no esforço de melhorar os cuidados e criar as condições a que os cidadãos têm direito.

  

Os lamentos, constantes, do reencaminho para outros hospitais por falta de meios de diagnóstico e de cuidados técnicos deveria envergonhar muita gente desta terra e de outros nos locais do comando do sector.


Falta capacidade de reivindicação dos órgãos locais que nada têm feito e continuam "adormecidos" nas suas obrigações e no dever do respeito pelos direitos das comunidades locais e não só.


Foram eleitos para fazerem mais e melhor, como aliás prometeram.
Mas o Hospital de Seia não deixa de ser o parente pobre, esquecido e desvalorizado pelos órgãos da saúde que, sobre ele, superintendem.


A estrutura responsável do Hospital não deverá ser entregue a responsáveis simultaneamente funcionários que dependem hierarquicamente do órgão superior, a quem têm de obedecer no cumprimento das decisões.


Os funcionários de um qualquer serviço não deixam de ter essa qualidade e, nessas circunstâncias, nunca poderão exercer uma função objectiva, rigorosa, autónoma, crítica e exigente.


Tem de haver alguma capacidade de imposição, para reduzir o martírio dos doentes e esse vai vem para a Guarda, ou outro, e de evitar as consequências que poderão acontecer, infelizmente...Alguém tem de cumprir melhor a obrigação.

 

P.S. Os Autocarros de fim de semana não têm local onde estacionar! Facilite-se a vida aos turistas e aos motoristas!
 
As receitas do "5G" já estão a ser utilizadas mas noutras estradas. Quando chegam as obras ao IC6 como foram prometidas?
 
Por: Alcides Soares Henriques 
© 2021 Letras do Alva, informação e comunicação, Registo ERC 127509,
Sede do editor/redacção - av. 1 de Maio, 6270-479 SEIA
Periodicidade: Diário
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora