Instituto Politécnico da Guarda projeta residência de estudantes para Seia
IPG projeta residência de estudantes para Seia. Será na antiga cantina da FISEL

Investimento de 3.912 656 € contará com o apoio do PRR.
Um investimento há muitos anos reivindicado pelo PSD local nomeadamente a partir do programa autárquico do partido em 2009 e ao que parece vai agora ser concretizado graças às verbas do PRR e à dedicação de Joaquim Brigas presidente do Instituto Politécnico da Guarda onde a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia pertence.
A "manifestação de interesse" para a construção de uma residência para estudantes em Seia pelo IPG foi entregue no final do mês de Fevereiro de 2022.
O projeto representará um investimento superior a 3 milhões de euros, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).
De resto, «há outros estudos em curso para eventual "manifestação de interesse" junto da tutela, em parceria com alguns autarcas, no sentido de serem concretizados outros investimentos deste género, que serão anunciados quando surgirem os respetivos avisos».
Um desses investimentos vai surgir em Seia, onde existe a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) e onde também irá ser construída uma residência de estudantes.
O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, descreveu como «grande desafio» o objetivo de conseguir mais 15 mil camas em alojamentos para estudantes até meados de 2026. O investimento total do Plano de Recuperação e Resiliência destinado ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior é de 375 milhões de euros.
O presidente do IPG espera ainda que do novo Governo conste «um ministério autónomo» para o ensino superior, que «continue a apostar no desenvolvimento das instituições do interior e que permita investigação, interação e colaboração com as empresas» para aumentar a coesão destes territórios.
LS, Fonte: O interior (02.22)