PLANO FERROVIÁRIO NACIONAL.UMA NOTÍCIA QUE SUFOCA

Está em consulta pública o Plano Ferroviário Nacional, elaborado por um grupo de trabalho que, segundo a comunicação, recolheu 318 contributos.
Um dos pressupostos, do Plano, consiste no Comboio regressar a Viseu, Vila Real e Bragança.
Este documento em análise propõe a construção de uma nova linha entre Aveiro e Vilar Formoso, passando por Viseu, Fornos e Guarda mas em alternativa à actual linha da Beira Alta, que será desclassificada, passando, apenas, a servir comboios regionais. De Mangualde até Pampilhosa (passando naturalmente por Nelas, Carregal, Santa Comba e Mortágua) a linha da Beira Alta deixará, segundo este Plano, de servir Comboios Intercidades e Internacionais.
Se assim for, como naturalmente vai ser, esta região continua a ser "perseguida pelo Diabo". Depois da rodovia, da EN 17 e seu desaparecimento com as consequências que esta área bem conhece e sofre, é agora a vez da ferrovia.
Os utentes deste concelho, de Gouveia, Nelas ou Oliveira do Hospital que queiram viajar mais rápido têm de ir para Viseu ou para Fornos, ponto previsível da derivação de linhas da actual Beira Alta para a nova de Viseu e Aveiro.
Não estranhamos esta contínua despromoção por quem não a sente, conhece e nem defende, mas estranhamos sim se os responsáveis da Beira Serra se acomodarem a esta despromoção. É muito o previsível prejuízo, nada fazendo unindo esforços na defesa dos interesses. É demais para tanta e boa gente da Beira Serra ficar sem ser protegida nos seus legítimos interesses.
Senhores autarcas mexam-se, lutem pela defesa de quem em vós confiou!
Por: Alcides Soares Henriques