SABER DAR VALOR! 03 DE JULHO

11-07-2023

Na cerimónia da homenagem e da atribuição dos prémios de Mérito, a Câmara Municipal agraciou os alunos que melhor desempenho escolar conseguiram obter nos diferentes níveis de ensino e nas diversas escolas do Município.

Neste destaque, o Município envolveu os professores, os pais e a comunidade.

Premiar o mérito é um desiderato que a sociedade devia cultivar.

Como bem referiu o Senhor Presidente, no seu discurso, são os melhores que fazem crescer e evoluir a sociedade.

O passo que falta dar (cada vez mais difícil) consiste em aproveitar estas capacidades e competências (que são o melhor que a comunidade senense pode exibir) para fazer crescer este território, melhorar o seu desempenho social, cultural e economicamente. Atribuir prémios, valorizar o que é bom é muito louvável, mas isso é o aspecto mais fácil.

Que o mérito escolar destes jovens dê, ao nosso território, o impulso que só a cultura, a cidadania, o saber e a competência na produtividade nos pode proporcionar.

Além do desempenho escolar, foram igualmente agraciadas as instituições culturais, musicais e recreativas: "Os Viriatos", da Arrifana; E a "Banda Filarmónica 1.º de Janeiro", de Carragozela, que bem merecem o devido e justo reconhecimento pela sua história e actividades desempenhadas.

São verdadeiras dedicações estas pequenas instituições que, para sobreviverem, têm de lutar com enormes dificuldades pelo que, estes momentos de gratidão forneceu-lhes, certamente, o "balsamo" para a caminhada.

Ao lado destas, outras mais há por este concelho, algumas com mais de uma centena de anos de existência, sempre activas, sempre abertas e participantes, com espírito solidário, social e também cultural. Neste escrutínio de dedicações, o Município parece que anda distraído ou desinformado. É pena, pois as injustiças que recaem em algumas bem conhecidas instituições e associações, que só são lembradas quando delas se precisam, que tanto empenho e dedicação dão à comunidade. É bem necessário dar-lhe valor.

Na vertente turística, degustativa e económica o Restaurante "Regional da Serra" e a Empresa "Malhas Pinto Lucas", que historicamente resiste na actividade das malhas, merecem a justa distinção pelo seu laborioso esforço que marca a época em que vivemos.

Saber dar valor, e todos os dias, e não apenas na Festa de 3 de Julho.

Alcides Soares Henriques

© 2021 Letras do Alva, informação e comunicação, Registo ERC 127509,
Sede do editor/redacção - av. 1 de Maio, 6270-479 SEIA
Periodicidade: Diário
Todos os direitos reservados.
CONTACTO: letrasdoalva@gmail.com 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora